9 de julho de 2013

Que grande melão

Diz o gráfico do meu boletim de grávida que estou quase 3 kg acima da linha de peso aceitável. A enfermeira achou por bem abrir-me muito os olhos e fazer do caso uma coisa muito séria e avaliar bem em que semana é que eu me desleixei para depois, quando eu pensava que me ia delinear um plano de dieta super rígido (apesar de os meus valores de glicémia, colesterol e triglicéridos estarem para lá de espectaculares), sair-se com um único conselho ultra-valioso, como se daí se pudesse retirar a fórmula para fazer feliz muita grávida gorda.
- É o melão! Você come melão? É a fruta que mais engorda. E não conseguimos comer apenas uma fatia, não é? Não coma melão. O melão engorda!

E eu, que só como melão quando vou comer fora para fugir aos doces e, porque, bom, porque gosto e uma fatia chega-me perfeitamente, lá tenho de ponderar deixar de comer melão e substitui-lo por uma mousse de chocolate!

Entretanto, segura de que a enfermeira sabe tanto de nutrição como eu percebo de aeronáutica, fui pesquisar. Como já desconfiava, o melão não engorda coisa nenhuma. Entre as frutas com mais calorias contam-se as bananas, as uvas, o abacate, a manga e o coco. Mas, por exemplo, as bananas têm muito potássio essencial para grávidas e o abacate está cheio de gordura boa e antioxidantes. Devia ser proibido proibir a ingestão de frutas, seja em que dieta for, muito menos em grávidas. Alertem sim para os elevados teores de açúcar em sumos de fruta, já para nem falar de refrigerantes. Digam-me para não comer gelados ou bolos ou muito pão. Agora fruta? Há pessoas que não sabem mesmo o que dizem.




1 comentário:

  1. ahahahah
    ó senhora enfermeira, faltou às aulas de nutrição, não foi? ;)

    ResponderEliminar